Grupo CJR participa no Projeto Surefit:

Com um crescimento sustentado, o Grupo CJR tem sabido percorrer um caminho intenso e exigente, ultrapassando os desafios com perseverança, rigor e

Notícias
Grupo CJR participa no "Projeto Surefit": um programa europeu dedicado a Soluções de Sustentabilidade
20 abril 2021
  • CJR Grupo

“Adotar novas tecnologias em edifícios antigos” é o mote do programa, cujo objetivo se encontra no fornecimento de soluções sustentáveis ​​e a preços acessíveis para a renovação/requalificação de edifícios residenciais.

O projeto Surefit pretende demonstrar que os edifícios domésticos podem ser alvos de rápidas renovações, integrando tecnologias pré-fabricadas inovadoras, económicas e ambientalmente conscientes. Com um prazo de 48 meses, o projeto conta com uma equipa multidisciplinar (desde universidades, à indústria e setor construtivo) e com âmbito internacional (colaboram neste projeto Portugal, Reino Unido, Grécia, Espanha, Alemanha, Turquia e Finlândia). O programa, cofinanciado pela União Europeia, irá apresentar cinco edifícios diferentes localizados em climas europeus distintos, nomeadamente em Portugal, Finlândia, Reino Unido, Grécia e Espanha.
 
“O Grupo CJR irá desenvolver toda a tecnologia de instalação e executar a instalação do protótipo português, utilizando a mecânica de protótipos desenvolvida e fornecida pelos parceiros internacionais.” referiu Miguel Araújo, Responsável pelo Projeto no seio do Grupo CJR. Miguel acrescentou ainda que “naturalmente, esta fase e este projeto vão ser extraordinários. Primeiro porque vamos participar num protótipo, o que é sempre ótimo, e depois estaremos na vanguarda da ciência: um projeto com esta dimensão só pode trazer conhecimento e motivação ".


Para o Grupo CJR, o projeto divide-se em três grandes fases, nomeadamente medidas e dimensões, seguidas do fabrico e em último a instalação do protótipo.

 

 

Equipa do Grupo CJR no "Projeto Surefit"


O Grupo CJR conta com uma equipa altamente especializada, versátil e dedicada para conduzir este projeto.

Dividido por áreas e cada colaborador atua de acordo com um cronograma e scope específicos.

O Grupo CJR está “a promover a procura pelo conhecimento académico e industrial, fomentando sinergias com universidades e parceiros económicos. É importante destacar que o objetivo final é elevar os já excelentes níveis de atuação do Grupo CJR almejando paridade com os padrões internacionais, tendo a certeza que melhorar e desenvolver as nossas equipas é sempre a melhor forma de o fazer! ” referiu Miguel Araújo. 

 

 

Nuno Monteiro 

“O projeto Surefit, representa, “mudança de paradigma”, contribuindo para uma construção mais sustentável a nível europeu. O facto de a CJR fazer parte deste projeto, torna-a um “stakeholder” nesta matéria, desenvolvendo um produto com valor acrescentado, no âmbito da descarbonização das sociedades.

A nível pessoal, é mais um desafio, que me permitirá aportar conhecimentos ao projeto e sobretudo adquirir novos conhecimentos, que poderão ser úteis em futuros desenvolvimentos da CJR neste campo, pois o futuro das sociedades, será feito através do equilíbrio entre desenvolvimento e sustentabilidade e o SUREFIT é sinónimo de sustentabilidade” 

 

Pedro Vilela

“O projeto SUREFIT, representa sustentabilidade. A sustentabilidade não é apenas uma "moda" dos tempos modernos, é uma necessidade. O facto de a CJR fazer parte deste projeto, reposiciona-a no leque de empresa sustentáveis na Europa. Quanto a mim, a nível profissional, é com agrado que faço parte deste projeto, pela sua importância social, pelo prestígio da empresa que represento.”

 

Antónia Fernandes 

"A participação no projeto SUREFIT é uma experiência motivacional e enriquecedora. Motivacional, porque, para além de ser um projeto europeu que conta com a participação de várias empresas, universidades e instituições europeias unidas num objetivo comum no qual vem ao encontro de temas bem atuais. É uma experiência enriquecedora, já que toda a envolvência deste projeto e de todo o trabalho de equipa, na busca de novas soluções inovadoras e sustentáveis, permite-me crescer quer a nível pessoal como profissional."

 

Sónia Fernandes

“É com orgulho que recebemos o convite para participar neste projeto em conjunto com outras empresas (portuguesas e internacionais) e com universidades de renome. A minha intervenção neste projeto está relacionada com a componente administrativa e financeira deste programa europeu, mas, apesar da minha ausência na parte técnica, sinto orgulho em participar de um projeto de sustentabilidade, principalmente enquanto cidadã”